Histórico

A Sociedade Goiana de Radiologia (SGOR) foi fundada em junho de 1967 no anfiteatro da Clínica Radiológica de Goiânia, situado a Rua 9 esquina com a Rua 5, Setor Central, em Goiânia – Goiás, com a presença de ilustres radiologistas, capitaneados pelo Dr. Abércio Arantes Pereira, na época, Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e pelo Professor Dr. Nicola Casal Caminha.

Durante sete anos a Sociedade não cresceu. Em 1975, após ter terminado a Residência Médica no IERMN-RJ e retornado para Goiânia, o Dr. Carlos Alberto Ximenes foi incumbido pelo Dr. Abércio a trazer para Goiás os novos Estatutos do CBR, para que o então Presidente da Sociedade, Dr. José Normanha de Oliveira, promovesse as modificações necessárias. Dentre as alterações, a mudança da sigla da sociedade, de SGR para SGOR, pois a Sociedade Gaúcha de Radiologia já utilizava esta sigla.

Modificados os estatutos, começou-se a fazer a filiação dos radiologistas de clínica em clínica, até que se completasse o quadro de membros.

O Presidente depois da aprovação dos Estatutos pelo Colégio Brasileiro de Radiologia foi Dr. Ubiratan Gonçalves de Araújo, para o biênio 1975-1977.

A SGOR funcionava em sala cedida pela Associação Médica de Goiás até a gestão do Dr. Paulo Eduardo Marinho de Jesus, quando foi transferida para a sede do Sindicato das Clínicas Radiológicas no Estado de Goiás (SINDIMAGEM). Nesta oportunidade houve uma completa reestruturação da Sociedade com a criação dos Cursos de Atualização Semestrais, das Reuniões Científicas Trimestrais, realizadas na cidade de Goiânia, e o Clube do Interior, evento anual, criado para prestigiar os colegas do interior do Estado de Goiás; o primeiro foi realizado na cidade de Anápolis.

O Dr. Cristiano Montandon, ao assumir a presidência da Sociedade em 2005, manteve o calendário de eventos científicos, realizou a reforma do Estatuto e transferiu a sede da SGOR para a sede da empresa M&M Oficina de Eventos, empresa que passou a administrar a Secretaria Executiva da Sociedade.

Em junho de 2006 criou o site www.sgor.org.br para a divulgação da sociedade. Realizou ainda o clube o interior de 2006 em Ceres, Goiás, e no ano seguinte, 2007, o Clube do Interior em Caldas Novas. O final da Gestão do Dr. Cristiano Montandon foi marcado pela realização do maior evento já promovido pela SGOR, a V Jornada Centro-Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, evento científico apoiado pelo CBR e que contou com a participação de 273 médicos inscritos. A Jornada aconteceu no centro de convenções do Oliveiras Place em junho de 2007 na Cidade de Goiânia.

O Dr. Marcelo E. Montandon Júnior foi eleito em outubro de 2007. Uma das primeiras medidas tomadas pelo presidente foi o aprimoramento do site da SGOR, com a introdução de casos clínicos mensais e a publicação do calendário de 2008 com muita antecedência. As reuniões científicas no Lancaster foram mantidas (duas semestrais).

O Clube do Interior de 2008 foi realizado na Pousada dos Pireneus, em Pirenópolis, com a participação de 83 médicos inscritos. Em agosto de 2008 foi realizada a II Jornada Goiana de Radiologia, no Castros Park Hotel, com dois módulos simultâneos, NEURO e US, e participação de 153 médicos inscritos. Importante lembrarmos que a I Jornada Goiana ocorreu em 1980, na Pousada do Rio Quente, em Goiás, organizada pelo então Presidente, Ronei Edmar Ribeiro. Em dezembro de 2008 foi concretizada a compra da sede própria da SGOR, financiada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, situada a Rua João de Abreu, n 1155, Ed. ATON, sala B21, setor oeste, Goiânia. A sala conta com três ambientes, recepção, sala de reuniões e banheiro.

A nova sede começou a funcionar em fevereiro de 2009, após a montagem e reforma da sala, com recursos próprios da SGOR, haja vista que a mesma foi adquirida sem nenhuma instalação. No dia 27 de outubro de 2009 aconteceu a inauguração oficial da sede, coma presença do Presidente do CBR, Dr. Sebastião Tramontin e do Presidente do Conselho Consultivo do CBR, Dr. Fernando Moreira. O clube do Interior de 2009 foi realizado em março na cidade de Caldas Novas, com a participação de 67 médicos inscritos, e a III Jornada Goiana de Radiologia aconteceu no Castros Hotel com a presença de 167 inscritos.

A atual diretoria (2009-2011), presidida pelo Dr. Carlos A. Ximenes Filho, foi eleita e empossada em outubro de 2009, durante a inauguração da nova sede.

Sociedade Goiana de Radiologia
Rua João de Abreu, nº1155, sala B-21, Condomínio Aton Business Style Setor Oeste, Goiânia - Goiás
Telefone: (62) 3941-8636
Horário de Atendimento: de segunda à sexta das 9h às 16h

 

Copyright © 2016 Sociedade Goiana de Radiologia. Todos os direitos reservados.

fechar